Cristiano Mascaro

Cristiano Mascaro

Nascido em Catanduva (SP), Cristiano Alckmin Mascaro é um dos mais importantes fotógrafos a retratar cenas da cidade de São Paulo, seus edifícios e equipamentos urbanos. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), é também arquiteto e professor.

Teve como fonte de inspiração a obra de Henri Cartier Bresson, fotógrafo francês que imortalizou os pequenos detalhes da vida cotidiana urbana. Seu gosto por flanar pela cidade e observar essas cenas fez com que abandonasse a arquitetura e apostasse na fotografia.

Apaixonado por fotojornalismo, Mascaro iniciou a carreira em 1968, quando foi convidado pela fotógrafa Claudia Andujar a participar da primeira equipe da revista Veja, da qual fez parte por quatro anos.

É autor dos livros A Cidade (1979); Cristiano Mascaro, As Melhores Fotos (1989); Luzes da Cidade (1996), São Paulo, (2000), e O Patrimônio Construído – As 100 Mais Belas Edificações do Brasil, em 2003. Atualmente participa de mostras de fotografia em todo o mundo e continua realizando seus ensaios para revistas e jornais brasileiros.

Assista agora um trecho do documentário de Alexandre Leal que apresenta o fotógrafo, arquiteto e professor Cristiano Mascaro.

Veja também alguns de seus trabalhos:

Gisely Fernandes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s